Review do Corel Draw X5

Essas são as minhas primeiras impressões sobre o Corel Draw X5.

O Corel Draw X5 já abre com a opção de se escolher as configurações do novo documento, muita gente gosta deste recurso encontrado em vários programas, inclusive em alguns da Adobe.

A área de trabalho é muito parecida com a versão anterior.

Algo que realmente ajudará está na barra de ferramentas. A ferramenta conta-gotas agora está mais prática. Não é mais necessário usar a o conta-gotas e depois ter que usar o balde de preenchimento, depois que a cor é escolhida, automaticamente o balde é habilitado. Além disso há uma alternativa, que é o Conta-gotas de atributos, que copia, por exemplo, o contorno do objeto.

Novas ferramentas de cantos. Úteis.

Nova opção Exportar para Web. Uma turbinada na ferramenta Otimizador de Imagens da Web.

Conta-gotas nas opções de preenchimento. Isso também é bastante útil. Antes tínhamos de dar vários cliques. Poupa tempo de trabalho.

Para quem gosta, a ferramenta Mídia Artística sofreu algumas alterações. Se melhorou? Acho que não. Temos que ver nos CDs auxiliares do Corel. Só que ainda não tive acesso a eles…

Finalmente a Corel lançou a opção Cores de Prova. É bacana, mas é prática? Só vai dar pra saber depois de testar em vários arquivos e formatos.

Enfim, o Corel X5 parece que melhorou nas ferramentas de produtividade, gerando assim mais velocidade na criação e produção de objetos. Mas o mais importante só podemos testar com o tempo. Ele é um software estável? Será que trava tanto quanto o X4? Só muitas horas de uso podem afirmar isso.

É um Review e uma avaliação iniciais. Posteriormente eu farei mais um post de opinião sobre o Corel X5.

Abraços a todos.

meta: Corel Draw X5, teste, avaliação, opinião sobre Corel Draw X5

9 Respostas

  1. Olá! Trabalho com coreldraw desde a versão4, e sempre procuro ter a versão mais nova. Tenho intalado a versãoX5. Ele funciona normal, mas se eu clicar em OPÇÔES (ctrl+j) e programa se encerra e some da tela. Gosto de customizar comandos de atalhos pra me facilitar o trabalho (claro)..O que pode ser, isso? No X4 essa janela funciona perfeito.

    Abcs.

    • Ola, Carlos.
      No meu Corel X5 eu não tenho esse problema, funciona bem as opções de configuração.
      Já tentou reinstalar (putz)?

      Abraço

      • Tive o mesmo problema aki no trabalho.

        Em todos os computadores instalamos o mesmo arquivo e fizemos as mesmas configurações de instalação, porém no meu PC ele se encerra quando clico que qualquer possibilidade de abertura da Janela de Opções.

        Tanto pela aba “Ferramentas”, quanto pelo atalho Ctrl+J e até com os 2 cliques em linha guia, borda de página etc.

        Desinstalei, reinstalei e nada… Acredito na possibilidade de algum bug no sistema operacional. Mas não tenho certeza.

        Infelizmente ainda não achei uma solução pra isso!

  2. Olá estou testanto o x5 e realmente esta me dando nos nervos sempre q vou gera algum jpg ou tranca. ou fecha sem falar nas opções de impressão que eles mexeram bastante coisa que não precisava só para mudar de lugar =s será que reinstalo?

  3. A função de mover os objetos usando as teclas direcionais (,v e ^) não funcionam como nas outras versões. O máximo que consigo é mover a área de trabalho pra direita ou esquerda usando ALT + tecla de direção, o que dá na mesma usar ALT + botão de rolamento do mouse.

    Eu uso muito essa função, quero ela de volta =(

    • Olá, sou eu novamente!
      A função de mover objetos usando as teclas direcionais (esquerda, direita…) voltaram a funcionar =P Eu cheguei a reinstalar o Corel X5, creio que foi por isso. No mais, não vi mudanças significativas, mas alguns bugs bem chatinhos, que agem como a função pela qual reclamei: de funcionarem, pararem, depois voltarem a funcionar ou fazerem coisas malucas, como não ficar nas dimensões que especifico ao objetos, mas sim com uma medida que vai para o infinito :S
      Ah, em relação a salvar o trabalho numa versão menor, em vários arquivos percebi que ele transforma a fonte (mesmo que salva junto com o arquivo) em objeto, o que dificulta quando o trabalho é enviado para uma gráfica e o arte-finalista precisa preparar a arte para uma impressão em silk, por exemplo…

  4. pior é o meu caso em que a instalação tranca em 8% sem mais nem menos…

    não aparece erro algum e ainda aquelas imagens de trabalhos dos usuários fica passando normalmente.. mas o programa não avança….

    to vendo que vou ficar no x4 mesmo que rodava 100% pra mim

  5. notei que ao salvar um documento, no caso por exemplo um documento pesado, ao contrario do X4 e versões anteriores, o X5 não mostra a barra de processando, podendo assim continuar trabalhando enquanto o arquivo é salvo, só impedindo assim de fechar o aplicativo enquanto o processo de salvamento é feito.

  6. Gostaria de saber como habilitar e desabilitar a barra de menus do meu corew X5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s