Essas são as minhas primeiras impressões sobre o Corel Draw X5.
O Corel Draw X5 já abre com a opção de se escolher as configurações do novo documento, muita gente gosta deste recurso encontrado em vários programas, inclusive em alguns da Adobe.
A área de trabalho é muito parecida com a versão anterior.
Algo que realmente ajudará está na barra de ferramentas. A ferramenta conta-gotas agora está mais prática. Não é mais necessário usar a o conta-gotas e depois ter que usar o balde de preenchimento, depois que a cor é escolhida, automaticamente o balde é habilitado. Além disso há uma alternativa, que é o Conta-gotas de atributos, que copia, por exemplo, o contorno do objeto.
Novas ferramentas de cantos. Úteis.
Nova opção Exportar para Web. Uma turbinada na ferramenta Otimizador de Imagens da Web.
Conta-gotas nas opções de preenchimento. Isso também é bastante útil. Antes tínhamos de dar vários cliques. Poupa tempo de trabalho.
Para quem gosta, a ferramenta Mídia Artística sofreu algumas alterações. Se melhorou? Acho que não. Temos que ver nos CDs auxiliares do Corel. Só que ainda não tive acesso a eles…
Finalmente a Corel lançou a opção Cores de Prova. É bacana, mas é prática? Só vai dar pra saber depois de testar em vários arquivos e formatos.
Enfim, o Corel X5 parece que melhorou nas ferramentas de produtividade, gerando assim mais velocidade na criação e produção de objetos. Mas o mais importante só podemos testar com o tempo. Ele é um software estável? Será que trava tanto quanto o X4? Só muitas horas de uso podem afirmar isso.
É um Review e uma avaliação iniciais. Posteriormente eu farei mais um post de opinião sobre o Corel X5.
Abraços a todos.
meta: Corel Draw X5, teste, avaliação, opinião sobre Corel Draw X5